GUIA DE CAMPINGS

segunda-feira

Conceição do Ibitipoca - O Parque Estadual - Parte1

Difícil escolher as palavras para falar do Parque Estadual do Ibitipoca.
Então lá vai...
No próprio Camping existe uma trilha que corta um pouco o caminho, economizando assim as pernas...são 700 metros até o parque, mas a parte de calçamento é extremamente inclinada, uma subida forte.Da portaria até o início da trilha são mais ou menos 1.300 metros.
Na próxima vez iremos de carro até o começo da trilha, poupando assim mais de 2 km de caminhada...
Caminho do camping ao parque
Saímos do camping com uma garoa fina, mas nada que nos desanimasse.
Ao chegar ao parque ainda estava um ar de neblina, o que aliviou as primeiras horas de caminhada

Entrada do Parque e o frio no estômago com medo de não conseguir entrar, pois durante a semana existe um limite de 300 pessoas (e no fim de semana 800). 
Entrada do Parque 
A emoção ao ver o parque...
Primeira vista do Parque e Centro de visitantes.
O Centro de Visitantes fica a 1000 metros da portaria. Ali pegamos o mapa do parque e tivemos todas as informações que precisávamos.Muito bem organizado possui uma maquete do parque com todos os pontos turísticos.Clica no nome do ponto turístico acende uma luz indicando o local na maquete ao mesmo tempo que inicia um vídeo, mostrando as particularidades do local escolhido. Achamos isso genial.
Centro de Visitantes

Seguindo rumo ao Restaurante onde se iniciam as trilhas, passamos pelo camping do parque. Muito simples não conta com iluminação, existem os banheiros no restaurante que fica bem próximo. O estacionamento fica ao lado também.

O restaurante do parque tem um visual maravilhoso, nesse local existem churrasqueiras, mesas, banheiros com chuveiros, Torneiras com filtro, lanchonete..Tudo muito limpo e bonito.
E tem também sacolas retornáveis para levar na trilha e recolher o seu lixo...
sacolas retornáveis
Mapas do parque
Relógio de Sol
Aqui a área do restaurante vista de dois pontos da trilha, perto do lago negro e no começo da trilha para a ponte de pedra.
O restaurante ao longe visto da trilha
Adicionar legenda
Aqui a vista geral olhando em frente ao restaurante.Último ponto onde tem água potável e banheiros.

Bom gente a próxima postagem é a trilha que fizemos, espero que estejam gostando e até lá, Maktub e Paula.

"O Parque Estadual do Ibitipoca fica na Zona da Mata, em Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca. Numa área de 1.488 hectares.
‘Ibitipoca’, palavra tupi-guarani, significa "Serra Fendida". 
É o Parque mais visitado do Estado, um dos mais conhecidos do Brasil e a principal atração da região.
O Parque foi classificado como o 3º melhor parque da América Latina pelo traveller´s Choices 2013 do site de viagens TripAdvisior. A seleção das melhores atrações é realizada com base nas avaliações e opiniões de viajantes que acessam o TripAdvisior,  que recebe uma média de 200 milhões de visitantes por mês.
No Brasil, o Ibitipoca foi considerado o 2º melhor parque. Em 93% das avaliações e opiniões deixadas no site foi considerado como excelente. “Reconhecimento dos trabalhos de conservação e turismo ecológico realizado no Parque desde sua criação.”, disse o Diretor Geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Bertholdino Apolônio Teixeira Junior.
Com diversos atrativos turísticos como mirantes, grutas, praias, picos, belas cachoeiras e piscinas naturais formadas pelos Rios do Salto e Vermelho e o Córrego do Monjolinho. O pico da Lombada com 1.784 metros de altitude, oferece uma vista inigualável.
Em Minas Gerais o Ibitipoca é uma das Unidades de Conservação Estaduais mais visitadas, tendo recebido em 2012, cerca de 55 mil visitantes que, além de desfrutarem da beleza cênica Parque, podem praticar atividades como banhos, cavernismos, observação da fauna e da flora, trekking, turismo fotográfico, dentre outros."

Um comentário:

  1. Que bacana Maktub e Paula.
    Adoramos o lugar, realmente maravilhoso!!!

    Voadores

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho para nós...